AGQ Brasil | Gestão de resíduos: como ela pode contribuir com as organizações
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18670
post-template-default,single,single-post,postid-18670,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Gestão de resíduos: como ela pode contribuir com as organizações

AGQ Brasil - Gestão de Resíduos

Gestão de resíduos: como ela pode contribuir com as organizações

As práticas de sustentabilidade se popularizaram entre muitas organizações, mas, a gestão de resíduos continua sendo um desafio.

A grande preocupação está no que diz respeito à destinação desses resíduos. Dependendo da forma como são descartados, podem gerar graves impactos ambientais, como a contaminação do solo, da água e do ar.

Para entender melhor sobre a necessidade de administrar os resíduos sólidos e o descarte correto de materiais, acompanhe a leitura até final!

O que é a gestão de resíduos?

Fazer gestão de resíduos significa adotar um conjunto de ações adequadas a dar a destinação correta para o que é descartado pela empresa, entre elas estão:

  • Coleta;
  • Armazenamento;
  • Transporte;
  • Tratamento;
  • Destinação final.

A gestão de resíduos envolve o mapeamento dos processos de uma empresa, a análise dos rejeitos gerados por cada processo, a classificação e quantificação dos mesmos, o armazenamento e identificação, e então a destinação.

Além disso, uma gestão eficiente precisa garantir ao máximo o reaproveitamento e a reciclagem, bem como reduzir a produção dos rejeitos – que são os materiais que não apresentam viabilidade técnica e econômica para serem reciclados.

Quais as vantagens de fazer essa gestão?

São inúmeras as vantagens de administrar corretamente o descarte dos resíduos, dentre elas podemos citar:

  • A formação de uma imagem positiva da organização, pois os consumidores se sentem mais responsáveis e seguros ao consumir produtos de uma empresa tem preocupação com o meio ambiente;
  • A redução de custos, já que a reciclagem e a reutilização são ótimas formas de, minimizar despesas e gerar renda extra com os resíduos;
  • A redução dos desperdícios, afinal, políticas ambientaise de tratamento de resíduos garantem um melhor aproveitamento das matérias-primas.
  • O ganho ambiental. Com uma gestão responsável é possível reduzir as agressões ao meio ambiente, realizando as destinações adequadas.

Uma empresa comprometida com a gestão de resíduos demonstra compromisso social e com o meio ambiente, além de ser mais sustentável e ter maior potencial competitivo.

A norma ISO 14001 define os parâmetros para a implementação de um sistema de gestão ambiental e busca auxiliar organizações com as responsabilidades ambientais nos processos internos, sem desconsiderar a obtenção de lucro e de expansão dos negócios.

Além disso, ajuda empresas de todos os tamanhos em todos os segmentos a tornarem suas operações mais sustentáveis, melhorando a reputação da marca.

A gestão de resíduos é uma ação positiva, que deve ser implementada com o auxilio de empresas especializadas para evitar impactos danosos ao meio ambiente.

Além de atender à legislação vigente e garantir o atendimento a normas e princípios sustentáveis, as organizações precisam, cada vez mais, zelar pelo futuro do planeta.

 

Portanto, se sua organização necessita de suporte para elaboração, monitoramento e supervisão ambiental, ou ainda para o desenvolvimento de projetos e programas específicos, conte com o suporte de especialistas. A AGQ Brasil possui metodologia consolidada e mais de uma década de experiência em auxiliar negócios e pessoas a irem mais longe, com mais qualidade e melhor desempenho. Saiba mais sobre nós.

TAGS:
#AGQ, #gestaoambiental#ecologia#impactoambiental#sustentabilidade, #gestaoderesiduos, #residuosolido, #ISO9001