AGQ Brasil | 10 Não conformidades para se evitar em auditorias do PBQP-H
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
3590
post-template-default,single,single-post,postid-3590,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

10 Não conformidades para se evitar em auditorias do PBQP-H

10 Não conformidades para se evitar em auditorias do PBQP-H

Chegou a hora de sua empresa obter a certificação PBQP-H? Então, este texto é para você. Fique atento para evitar estas 10 não conformidades nas auditorias internas e externas.

Para começar, precisamos compreender brevemente o que é a PBQP-H. Trata-se de um Regimento que especifica requisitos para um Sistema de Gestão da Qualidade, com o objetivo de avaliar a conformidade em níveis adequados às características específicas das empresas do setor de serviços e obras atuantes na Construção Civil, visando contribuir para a evolução da qualidade no setor.

O SiAC busca contribuir para a evolução dos patamares de qualidade do setor da Construção Civil, envolvendo especialidades técnicas e serviços especializados de execução de obras, gerenciamento de obras e de empreendimentos e elaboração de projetos.

Entre as inúmeras vantagens geradas pela obtenção deste selo, estão a melhoria na produtividade das ações da empresa, a diminuição de desperdícios e prejuízos, e o acesso a recursos governamentais exclusivos, de modo a contribuir com a execução de suas respectivas obras.

Entretanto, para usufruir de todos os benefícios inerentes à certificação, é preciso evitar não conformidades (NCs) na etapa de auditoria externa. No texto de hoje, destacamos dez NCs que merecem atenção.

 

Não conformidades são oportunidades de melhoria

A identificação de não conformidades na auditoria indica que existe algo em desacordo com determinado requisito da Norma. Isto é, alguma coisa precisa ser melhorada para que os resultados do SG implementado sejam satisfatórios. Afinal, o parâmetro de avaliação utilizado pelo auditor responsável é o requisito exato definido na norma. Na PBQP-H, especificamente, existem várias possíveis falhas, mas selecionamos dez que são bastante comuns para que você esteja preparado e evite-as a todo custo.

  1. Colaboradores com documentação incoerente com o disposto na descrição de cargos; 
  1. Colaboradores com treinamentos ausentes ou em desacordo com as definições do PQO – Plano de Qualidade da Obra; 
  1. Controle de informação documentada diferente da distribuição na obra; 
  1. Materiais armazenados fora do padrão previsto nos procedimentos de armazenamento de materiais controlados; 
  1. Materiais controlados estocados sem suas respectivas identificações em campo; 
  1. Procedimentos obsoletos ou incoerentes com a realidade cotidiana da obra; 
  1. Falta de comunicação da Política da qualidade, de modo que prejudica a conscientização dos colaboradores; 
  1. Falhas no processo de monitoramento dos objetivos de qualidade definidos; 
  1. Falhas nos processos de controle e descarte de resíduos na Construção Civil; 
  1. Falhas da alta direção em comprometer-se a definir e analisar indicadores de processos nas etapas de planejamento e/ou análise crítica do Sistema de Gestão implementado.

Uma não conformidade foi evidenciada pelo auditor. E agora?

A identificação de uma NC não é motivo para desespero quando identificada nas auditorias internas. É perfeitamente normal que surjam problemas nesta etapa. O importante é aproveitar essas oportunidades para sanar as falhas e garantir o sucesso frente ao órgão certificador no momento da auditoria externa.

Ao evidenciar uma NC, o processo de “tratamento” é o seguinte: é necessário registrar a não conformidade, analisar a causa raiz do problema em questão, podendo utilizar o Diagrama de Ishikawa ou a técnica dos 5 Porquês, e elaborar um plano de ação para não permitir que o problema não seja recorrente. Por fim, cabe à equipe responsável analisar a efetividade das ações propostas para a solução do problema, aplicando, por exemplo, o ciclo PDCA.

Para encerrar o artigo da semana, você sabia que ao implementar o Regimento SiAC do PBQP-H versão 2018 em sua construtora, você também pode optar pela certificação na ISO 9001, reconhecida internacionalmente, sem custo adicional? É isso mesmo, duas certificações em um único processo de implantação.

Para saber mais, fale com nossos consultores e solicite uma proposta.

#Consultoria #SistemadeGestãodaqualidade #Gestão #Auditorias #auditoriasinternas #PBQ-H