AGQ Brasil | 5 tendências de mercado para a construção civil em 2023
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18641
post-template-default,single,single-post,postid-18641,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

5 tendências de mercado para a construção civil em 2023

AGQ Brasil - AGQBOUT2203

5 tendências de mercado para a construção civil em 2023

Ao que tudo indica, as principais áreas de atenção para o setor envolvem a conciliação entre tecnologia e sustentabilidade, e o foco na qualidade de vida.

 

 

O início de um novo ano traz consigo a necessidade de monitorar tendências e expectativas do mercado. Afinal, as organizações que geralmente melhor se adaptam às mudanças de cenário são aquelas que se preparam para todas as possibilidades. Isso só é possível a partir de um acompanhamento minucioso de movimentos econômicos, sociais, políticos, culturais e tecnológicos, entre outros aspectos.

 

No que diz respeito à construção civil, já existem muitos debates em andamento sobre o que esperar do setor em 2023; um ano que, de certa forma, poderá ser considerado de fato o primeiro ano pós-pandemia. Apesar das incertezas do mercado nacional, decorrentes sobretudo dos resultados das Eleições Gerais de 2022, a expectativa geral parece ser positiva.

 

Especialistas sugerem que a construção civil deve ter crescimento acima do PIB no Brasil pelo segundo ano seguido, com grandes expectativas de resultados positivos para 2023. Porém, quais são as tendências que despontam no horizonte ou que devem se consolidar neste segmento tão importante? Confira alguns pontos para ficar de olho e conte com o suporte da AGQ Brasil em seus planos estratégicos.

 

 

  1. Automação predial, Inteligência Artificial (AI) e Internet das Coisas (IoT)

 

Não é só o modelo de trabalho global que caminha numa direção híbrida: os projetos de construção civil devem adotar, com mais frequência e intensidade, componentes e ferramentas digitais em sua operação e em seus produtos e serviços. É fundamental acompanhar as novidades tecnológicas que se conectam a tendências como IoT, IA, BIM – Building Information Modeling etc.

 

 

  1. Saúde, segurança e qualidade de vida no canteiro de obras

 

A atenção com aspectos relacionados a SSO sempre foi uma necessidade importante nas organizações. Porém, a cada dia que passa, sobretudo com a crescente dedicação ao ESG em todas as frentes organizacionais, a saúde e segurança ocupacional das equipes nos canteiros de obra tendem a estar em destaque. Se a sua organização ainda não possui um sistema de gestão de segurança e saúde ocupacional implementado, está na hora de conquistar a certificação ISO 45001.

 

 

  1. Ascensão das cidades inteligentes: foco em mobilidade e sustentabilidade

 

As cidades do futuro deixaram de ser conceito de ficção científica para, pouco a pouco, começarem a ganhar espaço. Já existem projetos ambiciosos em todo o planeta, muitos com ações específicas que visam melhorar a mobilidade urbana e os desafios associados à produção excessiva de resíduos em grandes metrópoles, por exemplo. Edifícios verdes e transporte coletivo sustentável são alguns aspectos que merecem atenção.

 

 

  1. Novos materiais e conceitos de moradia urbana sustentável

 

Tijolos ecológicos, investimentos em placas fotovoltaicas, sistemas de captação e reaproveitamento de água, sensores e demais tecnologias associadas à economia de recursos energéticos etc. Estes são apenas alguns exemplos de aspectos que, até pouco tempo, eram considerados exclusividade de empreendimentos de luxo, mas que devem ganhar espaço em diferentes projetos de construção civil, devido ao novo conceito de moradia que se consolida em todo o mundo: uma casa que faça bem a seus moradores e ao meio ambiente.

 

 

  1. Retomada de Programas de Moradia Popular e movimentação do mercado

 

Como já mencionado, um dos aspectos de grande impacto na realidade do mercado de construção civil para 2023 é o resultados das Eleições Gerais, especialmente no que diz respeito ao cargo de Presidente da República. Com a vitória do candidato Luís Inácio Lula da Silva, um ponto que merece atenção é a possível retomada de Programas de Moradia Popular. Esta foi uma das promessas de campanha do candidato petista e, caso se confirme nos primeiros meses do novo governo, a tendência é de que o mercado imobiliário se torne mais aquecido, sobretudo nas esferas de habitações populares.

 

 

Invista em certificações da família ISO e outras normas essenciais, como o Regimento SiAC do PBQP-H e a ABNT NBR 15575 – Norma de Desempenho. Nosso time de especialistas está à disposição para esclarecer suas dúvidas e auxiliar sua empresa. Conte com a AGQ Brasil.

 

 

Leia também: