AGQ Brasil | A importância da gestão de pessoas na melhoria de processos
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18661
post-template-default,single,single-post,postid-18661,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

A importância da gestão de pessoas na melhoria de processos

AGQ Brasil - Importância da Gestão de Pessoas

A importância da gestão de pessoas na melhoria de processos

O capital humano é um dos recursos mais importantes para que as organizações promovam a melhoria contínua em seus processos, produtos e serviços.

 

Gestão é uma palavra de ordem em toda e qualquer organização que deseja se manter relevante. O conceito se aplica a diferentes aspectos corporativos, dentre eles as pessoas e processos. Gerir equipes é um desafio constante para lideranças em todo o planeta, dado a complexidade das relações humanas e a rapidez com que os mercados têm mudado. Da mesma forma, gerenciar projetos de maneira eficaz pode ser o aspecto que vai definir o sucesso ou fracasso de uma organização a longo prazo.

 

Diante desse cenário, é fundamental aliar as estratégias associadas à gestão de pessoas e processos, na medida em que um aspecto está diretamente relacionado ao outro. Neste artigo, você vai entender a relação entre gestão de pessoas e gestão de processos, e como aprimorar as ações neste sentido em sua organização.

 

A relação entre gestão de pessoas e gestão de processos

 

Embora algumas organizações negligenciem este fato, gerir pessoas e gerir processos são dois aspectos intimamente relacionados. Por um lado, investir no capital humano disponível é um dos, senão o mais importante fator crítico de sucesso para os resultados corporativos almejados. Afinal, são as pessoas que compõem uma organização, e a tendência é que quanto mais motivados e engajados estejam os times, melhores serão os resultados obtidos, as metas e objetivos alcançados e/ou superados.

 

Da mesma forma, a gestão de processos é essencial para manter a organização de fluxos e demandas internas, a boa relação com diferentes públicos de interesse da organização e, consequentemente, a alta qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Isso ocorre porque é a melhoria dos processos que gera resultados assertivos e eficientes, daí a importância de investir em um Sistema de Gestão da Qualidade.

 

Em síntese, a relação entre a gestão de pessoas e a gestão de processos reside no fato de que equipes bem geridas em um ambiente com pouca estrutura processual têm seu potencial reduzido e seu desempenho negativamente afetado. Enquanto isso, processos bem planejados sem profissionais com altos níveis de engajamento e qualificação têm seu impacto final afetado na etapa de execução. O equilíbrio entre ambos é a receita do sucesso.

 

Como aprimorar a gestão de pessoas e processos em sua organização

 

Existem inúmeras iniciativas que podem ser desenvolvidas nos ambientes corporativos para que a gestão de pessoas e processos reflita, na prática, a abordagem de melhoria contínua. A aderência de cada ação depende do perfil organizacional, do tamanho das equipes, do segmento e porte da empresa, dentre outros fatores. Porém, uma ação generalista que se aplica a todo e qualquer contexto com a certeza de melhoria de resultados é a implementação de um Sistema de Gestão de Qualidade.

 

A ISO 9001 não é tão famosa por acaso: por meio do atendimento a seus requisitos, a organização pode construir e manter uma estrutura consistente, porém versátil no que tange à gestão de processos, com foco constante em qualidade. Este alicerce é extremamente positivo para que a gestão de pessoas também seja realizada de forma efetiva. Para saber mais sobre os benefícios do selo, fale com a equipe AGQ Brasil.