AGQ Brasil | A importância de sistemas de gestão para a transformação digital
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18532
post-template-default,single,single-post,postid-18532,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

A importância de sistemas de gestão para a transformação digital

AGQ Brasil - Software

A importância de sistemas de gestão para a transformação digital

Diante da necessidade de promover a transformação digital em seus processos, organizações que possuem sistemas de gestão estruturados saem na frente. Entenda.

 

 

Não importa qual seja o setor em que sua empresa atua, o porte da organização ou os tipos de produtos ou serviços oferecidos. Uma coisa é certa: promover a transformação em seu negócio não é uma questão de escolha, mas de necessidade. Com o crescimento e a democratização de acesso às redes sociais, canais de comunicação digital, plataformas de comércio eletrônico etc., é fundamental acompanhar o ritmo das mudanças tecnológicas e de mercado. Empresas que não o fizerem correm sérios riscos de ficarem para trás ou, pior, deixarem de existir num futuro próximo.

 

Mas o que é, de fato, este conceito chamado transformação digital? Qual a sua importância no contexto empresarial, e de que modo tudo isso se relaciona com a obtenção de uma certificação da família ISO, e da manutenção de sistemas de gestão bem estruturados? Estas são questões que tentaremos responder neste artigo. Continue lendo para saber mais, e conte com o apoio da AGQ Brasil para aprimorar processos, produtos e serviços.

Leia também: Autonomia, criatividade e outros fatores potencializados pela ISO 9001

 

 

O que é transformação digital e porque isso é importante

 

Muitas pessoas se enganam ao pensar que o conceito de transformação digital significa unicamente a adoção de tecnologias modernas, ou o investimento em inovação disruptiva. É claro que isso pode fazer parte do processo, mas não é tudo.

 

Na prática, a transformação digital diz respeito a uma mudança cultural, uma modificação da mentalidade organizacional. É o ato de adaptar os processos, o estilo de trabalho, de comunicação e as posturas da empresa ao mundo digital.

 

Isso é importante porque empresas com estruturas muito rígidas e tradicionais encontrarão cada vez mais dificuldade para se adaptarem às mudanças do mercado: surgimento e fim de tecnologias e ferramentas, novos hábitos de consumo e estilos de vida dos consumidores, modelos de negócio mais flexíveis e dinâmicos etc.

 

 

A relação entre transformação digital e sistemas de gestão nas organizações

 

A conexão entre os tópicos abordados acima e a existência de sistemas de gestão bem estruturados nas organizações é muito simples. Empresas que possuem seus processos internos bastante claros, organizados e em constante processo de melhoria, tendem a ter mais facilidade para adotar uma mentalidade digital.

 

Quando as equipes estão engajadas e existe pleno alinhamento entre os setores, é tecnicamente mais simples promover inovações processuais, adotar novas ferramentas tecnológicas e técnicas ágeis na operação. Estes são aspectos fundamentais para uma transformação efetiva.

 

A lógica de um mundo cada vez mais digital exige foco total no consumidor, entregas mais ágeis e assertivas, cultura de feedback e alta capacidade de adaptação às mudanças. Empresas que possuem, por exemplo, um sistema de gestão de qualidade em funcionamento, certamente sairão na frente da concorrência. Saiba mais sobre a ISO 9001 e fale com a gente para iniciar o processo de certificação da sua empresa.