AGQ Brasil | A relação entre energias renováveis e certificações ISO
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18629
post-template-default,single,single-post,postid-18629,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

A relação entre energias renováveis e certificações ISO

AGQ Brasil - energia renovável

A relação entre energias renováveis e certificações ISO

A tendência de investir e adotar energias limpas pode ser consolidada nas organizações a partir da implementação de alguns sistemas de gestão. Confira.

 

 

Os debates sobre sustentabilidade, ESG e temas afins nunca estiveram tão presentes no contexto corporativo quanto atualmente. A necessidade de encontrar e construir soluções que beneficiem, simultaneamente, o desenvolvimento econômico dos negócios e a preservação dos recursos naturais, é um dos desafios centrais de praticamente todas as indústrias. Neste sentido, um dos principais pontos é a utilização de energias renováveis.

 

Já faz tempo que especialistas diversos alertam sobre a necessidade de substituir os modelos predominantes de consumo energético. Não somente no tipo de energia utilizado, substituindo combustíveis fósseis por alternativas renováveis (também chamada de chamada energia verde), tais como energia eólica e fotovoltaica, por exemplo; mas também na consolidação de uma cultura global de eficiência energética.

 

Ainda que em um ritmo aquém do necessário, sobretudo diante dos efeitos iminentes das mudanças climáticas, o mercado global tem investido cada vez mais em iniciativas, projetos e recursos alinhados a essa questão. Porém, além de tecnologias inovadoras e métodos mais eficientes de trabalho, é fundamental construir e manter uma mentalidade corporativa sustentável, baseada em sistemas de gestão sólidos e capazes de revolucionar positivamente as operações industriais. É aqui que entram em cena algumas normas da família ISO.

 

Leia também: Projetos e programas ambientais em prol da sustentabilidade

 

 

Certificações da família ISO associadas a energias renováveis

 

Se a sua organização deseja atuar de maneira estruturada e eficiente na implementação e/ou construção de soluções relacionadas a energias limpas, as normas ISO podem ser de grande ajuda neste processo. Confira algumas alternativas a seguir:

 

ISO 50001 — Sistema de Gestão de Energia: uma norma da família ISO que se conecta a diferentes aspectos da utilização de energia nas organizações, tais como uso, consumo e eficiência energética. Em outras palavras, trata-se de um conjunto de diretrizes que serve para auxiliar as empresas a gerarem maior economia e atuarem em direção a um ponto muito importante a nível global: a redução do impacto ambiental.

 

ISO 14001 — Sistema de Gestão Ambiental: uma norma que especifica os requisitos para um sistema de gestão ambiental, sendo destinada para organizações que buscam gerenciar suas responsabilidades ambientais de uma forma sistemática, que contribua para o pilar ambiental da sustentabilidade.

 

Regimento SiAC do PBQP-H: uma certificação voltada para Construção Civil, que tem requisitos relacionados ao estabelecimento de objetivos e indicadores voltados à sustentabilidade nos canteiros de obra; avaliação da cadeia de fornecedores com exigência de licenciamento ambiental; integração com a Norma de Desempenho de Edificações Habitacionais, contemplando requisitos de sustentabilidade na construção.

 

 

Para saber mais sobre o assunto, converse com a equipe de especialistas da AGQ Brasil. Estamos à disposição para auxiliar sua organização a seguir na direção de um futuro mais sustentável.

 

 

Leia também: