AGQ Brasil | Ações estratégicas para realização no início de um novo ano
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
17877
post-template-default,single,single-post,postid-17877,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Ações estratégicas para realização no início de um novo ano

Ações estratégicas para realização no início de um novo ano

Garantir a qualidade de processos organizacionais exige muita atenção, versatilidade e capacidade de adaptação constante. Saiba como preparar sua empresa para um ano que se inicia.

Recentemente, abordamos em um artigo no blog sobre planejamento estratégico a importância de se preparar com antecedência. Os objetivos e metas de uma organização, bem como os processos e ações a partir das quais eles podem ser alcançados com sucesso, devem começar a ser definidos com tempo suficiente para analisar cenários, testar hipóteses, organizar recursos e preparar as equipes. Afinal, o cenário ideal é aquele em que a empresa inicia o novo ano pronta para agir de acordo com as diretrizes e projetos definidos.

Uma vez que o planejamento esteja concluído, há ações estratégicas cuja realização é fundamental no início do ano. Elas podem contribuir para a necessária adaptação de pontos-chave ou para a eventual readequação de planos, quando necessário. O objetivo deste artigo é listar alguns exemplos, de modo a orientar os primeiros passos em direção a um futuro mais produtivo e assertivo. Confira abaixo e mãos à obra.

 

Definição de OKRs – Objectives and Key Results

De forma sintética, OKR (Objectives and Key Results) pode ser definido como um sistema de definição de metas. Essa metodologia de gestão tem como objetivo simplificar ao máximo a construção de objetivos e o acompanhamento dos resultados esperados por uma empresa, a partir de parâmetros de fácil mensuração.

A estrutura de um OKR é baseada na Fórmula de Metas de Doerr, que propõe o seguinte:

Eu vou (Insira o Objetivo, utilizando verbos de ação) medido por (defina um conjunto de Key Results delimitados por prazo ou números mensuráveis)”. Estes são os dois componentes que constituem a lógica do método, sendo necessário um único objetivo e um conjunto de três a cinco resultados, no máximo. Veja um exemplo a seguir:

Objetivo 1: ampliar significativamente as vendas da empresa

KR 1: triplicar o número total de leads gerados por mês;

KR 2: garantir que 75% dos leads qualificados atinjam o fundo do funil;

KR 3: diminuir o ciclo de vendas em pelo menos 30%;

KR 4: aumentar as receitas em 20% por meio de subprodutos.

Implantação de rotinas de mensuração e análise

Observando a estrutura básica do item anterior é perceptível que, por meio da utilização de OKRs, a mensuração dos objetivos e resultados torna-se bem mais simples. Implantar rotinas dedicadas à mensuração e à análise regular é crucial. Geralmente, OKRs devem ser revistos e readequados trimestralmente, período que as metas podem ser ampliadas após o alcance anterior, ou remodeladas caso não tenha sido possível atingi-las.

Outras técnicas úteis de acompanhamento e engajamento do time podem ser retiradas das metodologias de desenvolvimento ágil, como as Daily Scrum Meetings, por exemplo, que são reuniões diárias típicas do Scrum, muito usadas em empresas de TI. Basicamente, os membros do time devem responder três questões num encontro rápido e diário.

  • O que você fez ontem?
  • O que você fará hoje?
  • Há algum impedimento em seu caminho?

 

Por meio delas é possível garantir que problemas sejam identificados e solucionados logo ao surgirem e que a produtividade aumente de forma coletiva.

Caso a obtenção de uma certificação seja um dos objetivos de sua organização neste ano, entre em contato com a AGQ Brasil. Nosso serviço de consultoria pode auxiliar empresas de todos os segmentos e portes a atingirem seus objetivos e a consolidarem processos de qualidade. Conte com a gente.