AGQ Brasil | Como efetuar corretamente a manutenção de um SGQ – ISO 9001
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18623
post-template-default,single,single-post,postid-18623,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Como efetuar corretamente a manutenção de um SGQ – ISO 9001

AGQ Brasil - ISO 9001

Como efetuar corretamente a manutenção de um SGQ – ISO 9001

Após a implementação, é fundamental conduzir esforços regulares para manter o Sistema de Gestão da Qualidade funcionando adequadamente.

 

 

A conquista de uma certificação da família ISO tende a ser um momento desafiador, mas também muito gratificante para as organizações e todos os profissionais envolvidos. Não apenas a sensação de missão cumprida é bastante positiva, mas também é perceptível o impacto imediato da implantação de um Sistema de Gestão. Tomando como exemplo a ISO 9001, desde os primeiros ajustes processuais fica evidente que os impactos das mudanças promovidas serão benéficos para todos.

 

Porém, como sempre reforçamos aqui no blog e no cotidiano da AGQ Brasil, o trabalho não termina com a obtenção do tão desejado selo. Após a implementação, é fundamental conduzir esforços regulares para manter o Sistema de Gestão da Qualidade funcionando adequadamente.

 

No artigo de hoje, destacaremos algumas práticas positivas que podem auxiliar sua organização nesta tarefa essencial. E lembre-se: caso necessite de suporte em qualquer etapa relacionada a uma certificação, conte com o nosso apoio. A AGQ Brasil é especialista na implementação de sistemas de gestão. Fale conosco para saber mais!

 

 

Leia também: Qual o melhor momento para iniciar a busca por uma certificação?

 

 

Elabore um calendário de ações periódicas de manutenção

 

Logo após a implementação do SGQ, é preciso iniciar as ações de manutenção com a elaboração de um calendário completo. Este arquivo deve ser bastante detalhado, tanto no que diz respeito às ações e datas de realização, quanto ao papel de cada setor e cada equipe no desenvolvimento do projeto.

 

 

Promova reuniões regulares e treinamentos entre os colaboradores

 

A melhoria contínua de processos está diretamente ligada à qualificação das pessoas. Para isso, é importante realizar reuniões de alinhamento e identificação coletiva de pontos de melhoria, treinamentos específicos de acordo com as demandas identificadas e pesquisas frequentes.

 

 

Acompanhe constantemente os indicadores da qualidade

 

Monitorar, registrar e analisar dados para gerar insights é essencial na manutenção de um Sistema de Gestão já implementado. Os indicadores da qualidade definidos durante a implantação devem ser acompanhados constantemente em prol de ajustes pontuais.

 

 

Realize auditorias internas bastante criteriosas

 

As auditorias internas também desempenham um papel de destaque no processo de manter o Sistema de Gestão da Qualidade funcionando em alto nível. Por meio delas, é possível mapear de fato onde existem gargalos processuais, ao mesmo tempo em que a organização aproveita para se preparar para a futura recertificação. Esta é uma iniciativa na qual a AGQ Brasil pode auxiliar a sua empresa. Saiba mais sobre o serviço de auditorias internas neste link.

 

 

Efetue a análise crítica do sistema de gestão pela alta direção

 

A alta direção deve analisar criticamente, em intervalos programados, o desempenho do sistema de gestão da organização. Com uma análise bem-feita, e construindo as ações necessárias para tratativas de desvios, mitigação de riscos, aproveitamento de oportunidades identificadas e eventuais mudanças; a organização mantém seu sistema de gestão em pleno funcionamento, sempre prezando pela melhoria contínua.

 

 

Gostou das dicas? Se tiver alguma dúvida ou quiser iniciar hoje mesmo o processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade em sua organização, entre em contato com a AGQ Brasil.

 

 

Leia também: