AGQ Brasil | Como Sistemas de Gestão auxiliam as organizações a se adaptarem ao mercado
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
5650
post-template-default,single,single-post,postid-5650,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Como Sistemas de Gestão auxiliam as organizações a se adaptarem ao mercado

Como Sistemas de Gestão auxiliam as organizações a se adaptarem ao mercado

Num cenário marcado por mudanças constantes, concorrência acirrada e clientes cada vez mais bem informados e exigentes, possuir um Sistema de Gestão implantado na organização pode ser uma grande vantagem competitiva, seja qual for o segmento. 

Há uma expressão bastante famosa, geralmente atribuída ao filósofo Heráclito de Éfeso, que afirma que “a única constante é a mudança”. Mais que uma frase de efeito, trata-se de uma realidade no mundo dos negócios, sobretudo no contexto de organizações que lidam com tecnologia, inovação, produtos e serviços de ponta. Considerando que todos estes aspectos não são mais uma questão de escolha, mas de necessidade imediata, é possível concluir que a mudança é uma constante para qualquer empresa que visa chegar ou se manter no topo.

Porém, lidar com variações internas e externas pode ser um pesadelo para operações instáveis ou com estruturas organizacionais frágeis. Além disso, muitas empresas cometem o equívoco de confundir versatilidade e adaptação com ausência de processos e padronização. O objetivo deste texto é esclarecer a relação entre alterações e padrões, bem como entender de que modo a implantação de um SG pode contribuir para o sucesso das empresas durante as iminentes mudanças. 


A relação entre as constantes e as mudanças

Adaptar-se ao mercado com agilidade e assertividade é essencial. Isso é fato. As organizações que se destacam das demais, sobrevivem a momentos de crise e obtêm crescimento acima da média são aquelas que conseguem lidar com as mudanças de forma eficaz. Para isso, é preciso que a empresa possua, antes de mais nada, um modelo de trabalho padronizado, estruturado e em pleno funcionamento. Ou seja, uma constante.

É comum ver profissionais em diferentes áreas de atuação associando a existência de padrões, processos e sistemas de gestão à ausência de criatividade. Para muitos, é impossível inovar quando existem tantos fatores “engessando” a ação. Obviamente, se a atuação corporativa é burocrática e morosa, a crítica faz sentido. Não é este o caso quando há um Sistema de Gestão implantado adequadamente. A solidez que as ferramentas de gestão oferecem não atuam como barreira, mas como uma estrutura confiável. É assim que um Sistema de Gestão auxilia as organizações a se adaptarem.

 

Sistemas de Gestão e adaptação ao mercado 

Ao fornecer a base para que mudanças sejam compreendidas, assimiladas e aprimoradas continuamente, os Sistemas de Gestão contribuem ativamente para que as organizações consigam se adaptar com a velocidade e eficácia que o mercado exige, mantendo padrões de execução, monitoramento e aperfeiçoamento dos processos internos. Consequentemente, o resultado final pode variar em estilo, frequência e características, mas sempre com qualidade elevada nas entregas.

Em outras palavras, para aderir à cultura da adaptação, seja em ações de transformação digital, inovação específica de segmento ou ajustes relacionados a outros fatores externos, a organização deve possuir um alicerce sólido que só é possível mediante investimentos em gestão e qualidade. A certificação ISO 9001 é o ponto de partida mais comum e seguro para atingir esses objetivos, justamente por preparar a empresa e as equipes de todos os setores para lidar bem tanto com as constantes, quanto com as mudanças.