AGQ Brasil | ISO 9001 – Como a certificação promove melhoria em produtos e serviços
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
4979
post-template-default,single,single-post,postid-4979,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

ISO 9001 – Como a certificação promove melhoria em produtos e serviços

ISO 9001 – Como a certificação promove melhoria em produtos e serviços

Empresas em busca de certificação podem iniciar o processo por diversos motivos, sendo um deles a busca por melhores produtos e serviços. Mas, afinal, de que modo a implementação de um Sistema de Gestão pode gerar este resultado?

É extremamente comum ouvir o seguinte questionamento vindo de empresas em busca de uma certificação, sobretudo quando se trata da ISO 9001: “obter o selo vai realmente aprimorar a qualidade dos nossos produtos e serviços?” Tal dúvida é compreensível, afinal, gerar melhores entregas é o objetivo central de toda organização que deseja satisfazer as necessidades e desejos de seus consumidores, gerando maior credibilidade e lucratividade para a marca.

Porém, associar a obtenção de um selo e a implantação de um Sistema de Gestão diretamente a resultados assim é um equívoco, e é exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje: como a ISO 9001 afeta a qualidade dos produtos e serviços da organização.

 

Produtos, serviços e processos. 

As três palavras no subtítulo acima são fundamentais para entender o ponto central da questão. A ISO 9001 pode auxiliar uma organização a produzir melhores produtos e serviços? Sim! Então, isso quer dizer que a certificação trabalha diretamente na qualidade dos mesmos? Não! É aqui que entra a terceira palavra-chave: processos. 

Processos geralmente são vistos por diversos setores e profissionais como um tópico chato, uma série rígida de ações que deve ser seguida à risca, sem margem para mudanças ou ajustes. No contexto da ISO 9001, porém, o conceito é bem mais amplo e abrange todas as partes operacionais da organização. 

Além disso, a visão de processos como regras imutáveis é bastante errônea, uma vez que, para garantir uma certificação bem sucedida, a empresa deve adotar a prática de melhoria contínua, e melhoria implica em mudanças pontuais e positivas.  


O papel da ISO 9001
 

A ISO 9001 atua na melhoria da gestão dos processos de uma empresa, com a aplicação de padrões internacionais. Assim, a função dos consultores parceiros e do Sistema de Gestão em si não é reformular toda a estrutura (estratégica ou física) da organização e implantar processos uniformes, imutáveis e engessados.

Pelo contrário, cabe aos profissionais contratados para este fim analisar o contexto da organização, mapear e documentar o modo como a empresa funciona para, a partir daí, municiar as lideranças com informações e ferramentas para tomada de decisão, pautado na Norma testada e comprovada em organizações de todo o planeta. 


A resposta objetiva

Portanto, quando surgir uma pergunta semelhante a “como a certificação pode promover melhoria em produtos e serviços?”, a resposta objetiva e adequada é: a ISO 9001 não aprimora o que” a empresa produz, mas aperfeiçoa o como”. 

São os processos internos mapeados, sistematizados e aperfeiçoados continuamente por meio do SG que refletem ativamente em entregas cada vez melhores aos consumidores. Investir na certificação é o equivalente a pavimentar um caminho, de modo a garantir que todos que trilharem essa rota o façam da forma mais adequada e produtiva. Vamos juntos?

 


#AGQBrasil #ISO #ISO9001 #processos #serviços #organização #qualidade #certificação #s
istemadegestão