AGQ Brasil | Melhoria contínua e planejamento estratégico nas organizações
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18633
post-template-default,single,single-post,postid-18633,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Melhoria contínua e planejamento estratégico nas organizações

AGQ Brasil - melhoria contínua

Melhoria contínua e planejamento estratégico nas organizações

Adotar uma mentalidade corporativa de melhoria contínua é essencial para desenvolver e executar as ações definidas no planejamento estratégico.

 

 

Desenvolver um planejamento estratégico organizacional não é uma tarefa simples. Executá-lo, de modo a garantir o alcance de todos os objetivos e metas definidos, é ainda mais complexo. Não é por acaso que organizações de todos os setores, portes e estilos se dedicam, ano após ano, para elaborar planos eficientes, viáveis e realmente executáveis.

 

Antigamente, era comum encontrar negócios que desenvolviam planos extremamente detalhados e elaborados, muitas vezes de longo prazo (3 anos ou até mais). O ritmo das evoluções tecnológicas na época permitia certa regularidade, tanto no âmbito interno quanto no ambiente externo. Dessa forma, um documento gigantesco compilava as ações, estratégias, táticas e os resultados esperados de cada uma delas, e deveria ser seguido à risca por todos os setores e profissionais envolvidos.

 

Hoje é praticamente impossível imaginar o mesmo estilo de trabalho. Planejar segue sendo uma tarefa de fundamental importância — muitas vezes negligenciada, mas os cenários atuais exigem muito mais dinamismo, versatilidade e grande capacidade de adaptação constante. Em outras palavras, pode-se dizer que o sucesso de uma organização está diretamente conectado à sua postura em relação à melhoria contínua.

 

Leia também: Entenda o que é ciclo PDCA e como aplicá-lo na Gestão da Qualidade

 

 

O que é e qual a importância da melhoria contínua para as empresas

 

Apesar de ter um nome autoexplicativo, o conceito de melhoria contínua é amplo e abrangente. Trata-se de uma metodologia de trabalho surgida na indústria e utilizada em empresas de todo o mundo, no intuito de obter resultados cada vez melhores. Isso é feito a partir de uma série de princípios de atuação, também chamados de pilares da melhoria contínua. De forma resumida, são eles:

 

  • Continuidade: como o próprio nome indica, os processos de melhoria devem ser contínuos. A cada nova ação, o objeto de aprimoramento deve ser monitorado, testado, desenvolvido e aprimorado, sempre que possível ou necessário. Uma das principais ferramentas nesse processo é o Ciclo PDCA.

 

  • Abrangência: outro princípio importante é o de que as mudanças e melhorias promovidas devem ser benéficas a todas as partes interessadas. De nada adianta executar uma ação que melhora o desempenho e os resultados de um setor, ao mesmo tempo em que prejudica a operação em outra frente. É preciso zelar pelo todo.

 

  • Cultura: além disso, para ser realmente eficiente, a melhoria contínua não pode ser vista somente como uma metodologia de trabalho ou um conjunto de ações, mas como uma cultura corporativa, presente em todo o cotidiano operacional. Empresas que adotam esta mentalidade tendem a incentivar críticas construtivas, análises coletivas, testes e experimentações, entre outras iniciativas, sempre prezando por conquistar resultados positivos.

 

A relação entre melhoria contínua e planejamento estratégico

 

Mesmo diante de tópicos bastante resumidos, como os acima, fica evidente a importância da melhoria contínua e sua relação com o sucesso do planejamento estratégico nas organizações. Felizmente, existem grandes aliados para empresas e instituições que buscam conciliar estes fatores. A certificação ISO 9001 é um dos principais exemplos.

 

A partir da implementação e manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade, é possível revolucionar positivamente a realidade de seu negócio, no âmbito dos processos internos, mentalidade de melhoria contínua e, consequentemente, na qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Entre em contato conosco para conhecer melhor os detalhes desta solução e iniciar, hoje mesmo, uma nova fase para a sua organização.

 

 

Leia também: