AGQ Brasil | O papel da manutenção do sistema de gestão
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
5564
post-template-default,single,single-post,postid-5564,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

O papel da manutenção do sistema de gestão

O papel da manutenção do sistema de gestão

Num contexto de constantes e crescentes mudanças em todos os mercados possíveis, qual a importância das certificações para organizações que desejam se manter relevantes a longo prazo?

É comum ouvir ou ler que a maioria dos cargos e empresas mais relevantes das próximas décadas sequer existem no presente momento. De certo modo, isso não deixa de ser verdade. Observando o ritmo das mudanças ocorridas nos últimos anos, seja no aspecto socioeconômico, político ou tecnológico, apenas para citar alguns exemplos, é difícil prever como o mundo será num futuro próximo

Incertezas à parte, uma coisa é fato no que diz respeito às organizações atuais: apenas aquelas com maior capacidade de inovação conseguirão resistir a tantas e tão bruscas alterações de cenário. Como atesta a afirmação comumente atribuída a Charles Darwin, “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”. 

Sendo assim, o artigo de hoje propõe uma reflexão sobre a relação entre a implantação e manutenção de Sistemas de Gestão e o sucesso dos negócios do futuro.


O futuro é um processo
 

O termo “negócio do futuro” geralmente é utilizado para se referir a empresas de tecnologia e inovação de ponta, que lidam com inteligência artificial, nanorrobótica, entre outros. No entanto, uma abordagem mais ampla pode englobar qualquer organização que, por meio de inovação e versatilidade, conseguirá encontrar e construir soluções para seus públicos a longo prazo. Nesse sentido, toda organização que se preze deve se esforçar para ser um negócio do futuro. Isto é, não apenas sobreviver às iminentes alterações no mercado, mas utilizar as mudanças externas a seu favor, criando novas formas de gerar valor. 

Superar tamanho desafio não é tarefa fácil, e é justamente por isso que a implantação de Sistemas de Gestão é algo cada vez mais relevante e necessário para empresas de todos os portes e segmentos. O futuro é um processo, de modo que todas as atividades, decisões estratégicas, erros e acertos cometidos agora definitivamente refletirão nos resultados obtidos posteriormente. 

Logo, quanto mais bem preparada for a equipe, quanto mais organizados os processos organizacionais e quanto maior o nível de qualidade do trabalho exercido com regularidade, maiores são as chances de desenvolvimento da empresa. É preciso um alicerce sólido para resistir a turbulências e para manter o crescimento sustentável. Essa talvez seja a metáfora mais adequada para descrever o que uma certificação ISO representa para a organização que a obtém. Um sistema de gestão é um alicerce capaz de fornecer estabilidade e padronização. 



Conexões práticas entre presente e futuro

Na prática, estas são algumas das vantagens que a obtenção de certificações hoje podem gerar para o seu negócio:

  • Gestão com padrões internacionais: ainda que sua organização não possua concorrentes estrangeiros ou atuação internacional atualmente, um dos impactos da globalização é que, mais cedo ou mais tarde, empresas de todo o mundo disputarão clientes em mercados cada vez mais acirrados. Para competir no mesmo nível é necessário gerir recursos e processos em um patamar à altura das melhores referências, e isso é possível com a ISO 9001.
  • Otimização e controle de atividades terceirizadas: se gerir ações internas já é uma tarefa complexa, fazer isso quando existem atividades desenvolvidas por terceiros é um desafio ainda maior. Considerando que este modelo de trabalho tende a ser cada vez mais comum, cabe às organizações se prepararem para manter o nível de qualidade em seus produtos e serviços.
  • Crescimento e adaptabilidade: organizações que chegam e se mantêm no topo devem conhecer o mercado a fundo, compreender e atender cada requisito dos clientes e, acima de tudo, ser capaz se adequar sempre que estes mudarem, preferencialmente em antecipação à concorrência. Sistemas de Gestão contribuem para isso ao promover um estilo de trabalho sempre pautado em controle, análise e melhoria contínua.  

Para mais detalhes e informações, entre em contato conosco. A AGQ Brasil está à disposição para auxiliar sua empresa a se desenvolver.

 

#AGQBrasil #otimização #crescimento #gestão #adaptabilidade #cetificações #sistemadegestão