AGQ Brasil | O papel da qualidade na implementação de novos formatos de trabalho
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
18485
post-template-default,single,single-post,postid-18485,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

O papel da qualidade na implementação de novos formatos de trabalho

AGQ Brasil

O papel da qualidade na implementação de novos formatos de trabalho

Muito além do home office, a iminente adoção de novos modelos profissionais vai exigir cada vez mais planejamento e qualidade nos processos das organizações. Veja o porquê.

 

 

A pandemia de Covid-19 forçou empresas do mundo inteiro a adotarem modelos de trabalho remoto. De súbito, vários tipos de cargos em diversos segmentos econômicos passaram a ser realizados à distância. O formato predominante, diante do cenário e das circunstâncias, foi o home office. Hoje já consolidado em algumas organizações, o modelo pode ser considerado apenas a ponta do iceberg do trabalho remoto.

 

Existem muitas outras possibilidades que, com o controle da pandemia, já começaram a ganhar força. Além de conhecer e entender essas variações do trabalho à distância, as organizações precisarão ressignificar o conceito de qualidade. Com equipes distribuídas e gestão digital, garantir processos internos cada vez mais consistentes e flexíveis será requisito para negócios bem-sucedidos.

 

 

Trabalho remoto muito além do home office: novos modelos em ascensão

 

Atualmente, há quem considere home office como sinônimo de trabalho remoto, mas não é bem assim. Começando pela legislação nacional, até pouco tempo atrás não havia regulamentação específica para o modelo home office. A modalidade de teletrabalho, incluída na CLT pela Lei 13.46717, remete ao trabalho realizado fora das dependências do empregador, mas não necessariamente a partir de uma residência. As regras para o trabalho home office, de fato, só foram estabelecidas recentemente por meio da Medida Provisória 1108/22, de 25 de março de 2022.

 

A ISO 9001 – Sistema de Gestão da Qualidade, pode ser sua aliada nas iminentes mudanças que estão acontecendo e nas que ainda virão. Invista na qualidade!

 

 

Além da questão legal, o home office é apenas uma entre várias possibilidades de trabalho remoto. Alguns formatos alternativos que ganham cada vez mais adeptos, incluem:

 

Nomadismo digital: a possibilidade de trabalhar remotamente de qualquer lugar, geralmente sem localidade fixa. Os chamados nômades digitais costumam trabalhar enquanto viajam pelo país ou pelo mundo.

 

Horários alternativos: a possibilidade de realizar tarefas assíncronas sem se prender ao horário comercial padrão. Muitas empresas já adotaram este modelo, onde a tradicional gestão por tempo de trabalho dá lugar a metas e tarefas semanais.

 

Jornadas flexíveis: trabalho híbrido e com jornadas semanais de apenas quatro dias já são realidade em alguns países da Europa e Ásia, e começa a ganhar representantes também no Brasil. O foco está em aumentar a produtividade e o bem-estar, simultaneamente.

 

 

Qual a relação entre gestão da qualidade e o futuro do trabalho à distância?

 

Diante disso, é perceptível que o futuro do trabalho ainda está em construção e promete novas mudanças para a realidade convencional do mercado, ainda predominante no Brasil e no mundo. Então, de que modo a qualidade, representada principalmente pela implementação de um SGQ, pode contribuir para a transformação das organizações neste sentido?

 

A resposta é bem simples: quanto maior a qualidade dos processos internos e a força da cultura organizacional, maior a probabilidade de que a empresa consiga passar por grandes transições de modo bem-sucedido. Isso ocorre porque quando a qualidade se manifesta em todos os setores da organização, mesmo que ocorram mudanças pontuais no modelo de trabalho ou no contexto externo, a essência dos processos se mantém e, com ela, permanece também a essência do trabalho das equipes.

 

Mudar continua sendo um desafio para estas organizações, mas um desafio menos assustador e mais fácil de se transformar em oportunidades e novos resultados positivos. Se a sua empresa ainda não possui uma certificação ISO 9001, a hora é agora, porque o futuro já chegou. Entre em contato com a gente!

 

 

Leia também