AGQ Brasil | O que é e como funciona o mapeamento de processos da organização
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
5621
post-template-default,single,single-post,postid-5621,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

O que é e como funciona o mapeamento de processos da organização

O que é e como funciona o mapeamento de processos da organização

O sucesso da manutenção de um Sistema de Gestão da Qualidade depende, entre outros fatores, da existência de um mapeamento assertivo dos processos organizacionais.


Toda organização, sem exceções, possui processos internos que ditam o funcionamento de sua operação cotidiana
. Estes processos podem ou não ser adequados, assertivos e eficazes. Caso sejam, a organização provavelmente atingirá os resultados almejados. Caso contrário, os riscos podem comprometer a empresa em todos os âmbitos possíveis. A única maneira de verificar estes pontos é por meio de um mapeamento. 

Em síntese, o mapeamento de processos trata-se de uma ferramenta utilizada para representar sistematicamente todos os pontos de uma operação, evidenciando a relação entre os diversos setores, os pontos fortes e de melhoria, as etapas de cada ação e a conexão entre elas etc. Em outras palavras, mapear processos seria como desenhar o modelo de trabalho atual, bem como a estrutura ideal, caso sejam necessárias mudanças.

 

Processos mapeados podem ser analisados, aprimorados e gerenciados de modo eficaz.

  
Como funciona o mapeamento de processos? 

Sendo um dos princípios da ISO 9001, o mapeamento de processos é essencial para analisar a realidade da organização, definir indicadores de desempenho e gerar compreensão global sobre a operação. Na prática, ele funciona como um guia, daí a importância de trabalhar os dados identificados visualmente, para garantir que seja mais fácil compreender cada ponto. 

Nesse sentido, é comum a utilização de diagramas em que todas as etapas de um processo específico são desenhadas de maneira simples e objetiva, geralmente utilizando a metodologia BPM (Business Process Management). É importante destacar, porém, que um diagrama não necessariamente é um mapeamento, visto que este último é mais detalhado. Já a versão completa de uma análise processual é chamada de modelo, representação visual que contém todas as informações possíveis acerca do processo analisado, de forma ainda mais minuciosa. 

Em síntese, as fases mais comuns na execução de um mapeamento de processos são: 

  • Definição do processo específico a ser mapeado;
  • Definição dos principais responsáveis pelo processo;
  • Organização dos objetivos do processo em questão;
  • Listagem de riscos e oportunidades inerentes ao processo;
  • Verificação prática junto aos envolvidos, geralmente a partir de entrevistas, observação e registro dos detalhes necessários;
  • Representação dos pontos mapeados.

 

Exemplo de um diagrama utilizando a notação BPM (fonte) 


Por que mapear processos é tão importante?

 As vantagens da realização dos mapeamentos de processos são várias. Por meio deles, é possível, entre outras ações: 

  • Analisar o funcionamento e a qualidade dos processos atuais da organização;
  • Compreender os aspectos que podem ser aprimorados, como e por quem;
  • Visualizar o futuro processo aprimorado, por meio de representações objetivas;
  • Aprimorar a comunicação e a interação entre os setores envolvidos no processo;
  • Contribuir efetivamente para a tomada de decisões estratégicas;
  • Etc. 

Precisa de suporte em sua empresa? Conte conosco. Mapeamento de processos, melhoria e contextualização da organização para a ISO 9001:2015 e Regimento SiAC do PBQP-H versão 2018 é um dos serviços oferecidos pela AGQ Brasil. Entre em contato para saber mais.