AGQ Brasil | Planejamento 2021: medidas para definir o planejamento estratégico da sua organização
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
5600
post-template-default,single,single-post,postid-5600,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Planejamento 2021: medidas para definir o planejamento estratégico da sua organização

Planejamento 2021: medidas para definir o planejamento estratégico da sua organização

Um equívoco muito comum e perigoso nas organizações é o de esperar pelo início de um novo ano para, só então, definir o planejamento estratégico da empresa. Saiba como e porque você deve se planejar com antecedência. 

Desenvolver planejamentos assertivos em tempos de incerteza é um grande desafio nas organizações. Diante de tantas ameaças e oportunidades que marcam o cenário externo, e das forças e fraquezas internas peculiares de cada empresa, é necessário um olhar atento, acesso a dados estratégicos para tomada de decisão, criatividade para solucionar problemas e versatilidade para se adaptar às mudanças. Tudo isso se torna ainda mais urgente e importante quando um novo ano se aproxima. 

Infelizmente, muitas empresas negligenciam a importância de um bom planejamento, ou se planejam sem a antecedência necessária, algo que apresenta grandes riscos para todas as atividades desenvolvidas no ano posterior. Para atingir os resultados esperados, satisfazer as necessidades e desejos do cliente e, assim, se destacar em mercados tão acirrados, preparação é indispensável. A hora para o planejamento de 2021 não é daqui há alguns meses, é agora.

 

O que é planejamento estratégico 

De forma bastante objetiva, planejamento estratégico é uma ferramenta de gestão. Trata-se de um mapeamento completo de onde a empresa se encontra, no que diz respeito à realidade do negócio; onde a organização pretende chegar no período definido e o que deve ser feito, como, quando e por quem para garantir que todas as ações propostas sejam executadas e, dessa forma, propiciem o alcance das metas e objetivos traçados.

 Portanto, uma vez concluído, o planejamento estratégico atua como fonte de orientação e direcionamento para a empresa, além de ser um parâmetro para medir o desenvolvimento real em relação ao crescimento esperado. 

 

Porque é importante se planejar com antecedência 

Um dos principais benefícios de um plano é o auxílio que ele fornece na tomada de decisões. Afinal, se não há planejamento, como definir o que deve ser feito? Sendo assim, o tempo é elemento crucial para gerar diretrizes assertivas e bem sucedidas, na medida em que quanto maior o período de preparo e desenvolvimento do plano estratégico, mais vezes ele poderá ser lapidado a muitas mãos. 

Estratégia demanda revisão, testes, validação coletiva e comprovação para as lideranças e equipes possam optar sempre pelas melhores alternativas. Tudo isso baseado em fatos e análises, não em apostas e intuição. 

 

Como definir o planejamento estratégico para 2021 

Embora cada organização possua características, demandas e objetivos únicos, alguns pontos em comum podem ser identificados nas etapas de um planejamento estratégico: 

  • Diagnóstico completo: analisar a realidade da empresa e do mercado em que atua é o ponto de partida. Isso pode ser feito listando forças e fraquezas, oportunidades e ameaças, por meio da Matriz SWOT. Obter informação deve ser o foco antes de iniciar o planejamento, propriamente dito.
  • Engajamento coletivo: é impossível realizar um projeto que impactará toda a organização no ano posterior envolvendo apenas alguns indivíduos ou setores. Toda a organização, representada por lideranças e profissionais referência, deve estar engajada no processo, contribuindo para seu sucesso de diferentes formas.
  • Objetivos e metas: após as duas etapas anteriores, o planejamento deve ter início com a definição prática do que a organização almeja para os próximos 12 meses ou outro período definido. As metas devem ser viáveis, mas desafiadoras; e os objetivos podem ser delimitados segundo os critérios S.M.A.R.T, sigla do inglês para objetivos Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporais.
  • Estratégias e táticas: o que deve ser feito para atingir os objetivos e metas do ano seguinte? Essa é a pergunta que deve introduzir a etapa de estratégias e táticas, momento em que ocorre a definição de OKRs, delegação de tarefas, listagem de indicadores de desempenho para monitoramento posterior e todos os demais detalhes relacionados à ação.
  • Execução e análise: com o planejamento concluído, algumas estratégias e táticas podem ter início imediato, prevendo vantagem competitiva e antecipação frente à concorrência. Durante toda a etapa de execução, seja nos meses finais do ano atual ou no período subsequente, cabe aos responsáveis a tarefa de analisar cada resultado e aprimorar as soluções. A ferramenta PDCA é uma das principais aliadas neste processo de melhoria contínua.

Em caso de dúvidas ou se precisar de suporte para sua organização, fale conosco.