AGQ Brasil | Quais são os pilares da Gestão da Qualidade?
AGQ Brasil, consultoria, treinamento, auditoria interna em sistemas de gestão como ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, ISO 17025, ISO 37301, ISO 27001, Regimento SiAC do PBQP-H, dentre outros.
Consultoria ISO 9001, Consultoria ISO 14001, Consultoria ISO 45001, Consultoria ISO 37301, Consultoria ISO 17025, Consultoria PBQP-H, Consultoria SiAC, Anexo VII do SiAC, Anexo 7 do SiAC, Auditoria Interna, SGI, SGQ, Auditoria ISO 9001, Auditoria ISO 14001, Auditoria ISO 45001, Auditoria ISO 37301, Auditoria ISO 17025, Auditoria PBQP-H, Auditoria SiAC, Consultoria ISO, Auditoria ISO, Consultoria ISO BH, Consultoria ISO 9001 BH, Consultoria ISO 14001 BH, Consultoria ISO 45001 BH, Consultoria SiAC PBQP-H BH, Consultoria ISO 37301 BH, Consultoria ISO 17025 BH, Belo Horizonte, Consultoria ISO SP, Consultoria ISO 9001 SP, Consultoria ISO 14001 SP, Consultoria ISO 45001 SP, Consultoria SiAC PBQP-H SP, Consultoria ISO 37301 SP, Consultoria ISO 17025 SP, SP, São Paulo, Consultoria ISO RJ, Consultoria ISO 9001 RJ, Consultoria ISO 14001 RJ, Consultoria ISO 45001 RJ, Consultoria SiAC PBQP-H RJ, Consultoria ISO 37301 RJ, Consultoria ISO 17025 RJ, Rio de Janeiro, RJ
4954
post-template-default,single,single-post,postid-4954,single-format-standard,qode-quick-links-1.0,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-11.1,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.1.1,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-18920
 

Quais são os pilares da Gestão da Qualidade?

Quais são os pilares da Gestão da Qualidade?

Gestão da Qualidade é um conceito aplicável e indispensável para qualquer perfil de organização, de microempresas a multinacionais. Conheça os pilares dessa importante ferramenta estratégica.

Qualidade é uma palavra-chave não apenas aqui no blog da AGQ Brasil, mas no cotidiano de todas as organizações que desejam monitorar, controlar e, desse modo, aprimorar os resultados alcançados. É para isso que existe a Gestão da Qualidade, sendo gestão outro termo crucial para entendermos a importância prática de tais fatores. 

Gestão da Qualidade é uma ferramenta estratégica cujo objetivo é promover uma visão sistêmica em todos os setores e pontos de contato da organização, prezando por alinhamento às melhores práticas e normas internacionais em seus processos.

A adoção da Gestão da Qualidade enquanto ferramenta e mentalidade coletiva de ação é mais que uma possibilidade de desenvolvimento corporativo, mas um requisito fundamental para negócios que almejam ampliar sua competitividade, superar a concorrência e gerar satisfação efetiva para seus clientes, parceiros estratégicos, investidores e demais públicos de interesse.

Para entender melhor do que se trata e porque é algo tão importante, o ponto de partida é conhecer os pilares do conceito que são organizados em uma lista composta por oito itens, abordados a seguir.

 

Foco no cliente

O primeiro pilar na Gestão da Qualidade é o foco no cliente. Entender as necessidades e desejos de seus consumidores e, assim, garantir que estejam sempre satisfeitos, deve ser um dos objetivos centrais da organização.


Liderança proativa

 A qualidade dos produtos e serviços está diretamente ligada às etapas de execução do trabalho, e a presença de lideranças proativas contribui de forma efetiva para a criação e manutenção da cultura organizacional, transparência na comunicação interna e outros benefícios que tornam o ambiente de trabalho mais positivo e produtivo.


Melhoria contínua

Gestão da qualidade não é uma ação datada, é um ciclo que deve ter início na organização, mas não final. O pilar da melhoria contínua destaca a importância de ferramentas, técnicas e metodologias como o PDCA, por exemplo, para sempre obter melhores resultados.

 

Decisão baseada em fatos 

Num ambiente em que existe a Gestão de Qualidade não há espaço para “achismos” e riscos desnecessários: as decisões devem sempre ser baseadas em fatos, pautada por dados e indicadores confiáveis e capazes de garantir a assertividade de cada ação.
 

Boa relação com os fornecedores

Não basta trabalhar positivamente o ambiente interno, conforme mencionado no item de liderança proativa. Estabelecer conexões saudáveis e duradouras com fornecedores é uma postura que pode definir o sucesso ou fracassa de uma organização, visto que a qualidade dos parceiros comerciais interfere ativamente nos resultados da empresa.

Visão sistêmica 

Essa habilidade é essencial para lideranças que atuam com Gestão da Qualidade. É preciso enxergar a organização e o mercado de maneira abrangente, capaz de perceber detalhes, compreender de modo aprofundado o andamento dos processos e tomar decisões que causam impacto positivo em escala sistêmica.
 

Gerenciamento por processos 

Além de estruturar a rotina operacional, a Gestão da Qualidade preza por um acompanhamento constante e atencioso dos processos mapeados e estabelecidos. Ao desenvolver ações sempre pautadas por um modelo de trabalho consistente, é bem mais fácil identificar não-conformidades e promover melhorias.
 

Conscientização dos colaboradores 

Não há qualidade e nem mesmo gestão se não houver engajamento de toda a equipe. E para alcançar o envolvimento dos colaboradores é preciso conscientizá-los sobre a importância do trabalho realizado por cada um para o desempenho da organização, de modo geral. Também é fundamental investir em treinamento e capacitação para que a qualidade se faça presente em todos os setores, sem exceção. 


Para saber mais sobre Certificação
ISO 9001 – Sistema de Gestão de Qualidade, entre em contato conosco. Transforme sua organização em uma empresa de padrões internacionais, reduzindo desperdícios, capacitando pessoas e aumentando a lucratividade!


#pilares #gestãodaqualidade #ferramentaestratégica #satisfaçãoefetiva #foconocliente #liderançaproativa #melhoriacontínua #decisão #fornecedores #visãosistêmica #gerenciamentoporprocessos #conscientização